As vidas invisíveis



- São dois ônibus, eu desço lá no centro e pego o que vai até na avenida nossa senhora do carmo, e paro ali mesmo pra não pegar outro, aí eu economizo um ônibus, mas pra isso eu atravesso uns quatro quarteirão no meio da favela. Não to nem aí não. Ando até, até que pra ir não é difícil não, nem canso não, mas na volta depois da faxina toda, aí eu fico cansada.

- Mas aí é bom demais porque você faz exercício e seu colesterol nunca vai ficar alto igual ao meu. (e eu nem podia perguntar pra ela como era o colesterol dos pais, pois as poucas vezes que falou deles, lembrava de pouca coisa. O pai, apelidado de Pelé, dizia ela, era um negro bonito, mais pra mulato, um sujeito doce. Não tinha irmãos, desconfiava que a mãe tinha tido caso com outro homem e enganado o pai, mas mesmo assim o considerava o pai verdadeiro. A mãe bebia, era muito vaidosa, seca, não tinha boas lembranças dela não. Depois que o pai morreu, ficou ainda pior, bebia até perfume. E se perfumava com o perfume que bebia. E até hoje o cheiro de certos perfumes a incomodava demasiadamente. Era uma náusea profunda e eterna. Sempre essa relação filha e mãe complicando a cabeça da maioria das mulheres.)

- Nem passo perto de médico, nunca gostei.

- Por causa do seu pai?

- ah ... acho que é sim.

- é .. você me falou da questão da hemodiálise dele mesmo. Não deve ter sido fácil. E você era muito pequena, sem irmãos, sem apoio, né? Sua mãe ia com você?

- Ia nada. Ela queria era se arrumar, gastava tudo com vestido decotado, aqueles vestidos pra deixar os peitos quase aparecendo, mas ficava bonita. E fazia uns penteados bonitos, puxava o cabelo assim de lado, ficava charmosa mesmo, os homens todos olhavam pra ela. Acho que é por isso que eu não gosto de me arrumar.

- é ... você não gosta muito não. Também você trabalha muito, nem dá pra ficar arrumada o tempo todo. Mas já é bonita naturalmente.

1 comment:

Obat Kelenjar Getah Bening Di Ketiak said...

aloha aku ia oukou, i ka ike oukou hoʻolako i ka loa kiʻi, a me hopefully pono

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...